Obras do Estaleiro e Base de Submarinos em Itaguaí contam com mão de obra local

Em um canteiro de obras com 90 mil metros quadrados, localizado na região de Itaguaí (RJ), 320 homens da Construtora Odebrecht iniciaram uma longa jornada de trabalho, sob a fiscalização permanente da Marinha. O projeto é construir a Unidade de Fabricação de Estrutura Metálica (UFEM), primeira etapa do novo Complexo Militar-Naval. O Complexo é composto, também, por um Estaleiro e pela Base Naval de Submarinos.

Demarcação da área onde serão construídas a Base Naval e o Estaleiro

Na UFEM serão produzidas as estruturas internas de submarinos, além da pré-moldagem dos materiais e equipamentos que irão dentro do meio. Responsável pelas obras da Unidade, o engenheiro civil Marcelo Vieira, conta que, desde julho deste ano, foram executadas 700 estacas, de um total de 1,6 mil. “Trabalhamos hoje com quatro máquinas de perfuratriz para as estacas do tipo escavada e outras duas para as estacas do tipo hélice”.

Máquina de perfuratriz para estacas

Além da importância estratégica, tecnológica e industrial do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, existe uma latente preocupação com o aspecto social. Por esse motivo, foi implementado o Programa de Qualificação Profissional Continuada “Acreditar”, que seleciona, capacita e forma a mão-de-obra da própria região, com o intuito de contratá-la para atuar nas obras. “Grande parte dos carpinteiros, pedreiros e armadores que estão aqui, foram alunos do programa”, revelou o Diretor do Contrato da Odebrecht com a Marinha, Fábio Gandolfo. “Eles passaram por aulas teóricas, práticas e por um breve estágio, antes de se formarem e serem efetivados”, detalhou.

Assista o vídeo:


Fruto do Programa “Acreditar”, o atual zelador da UFEM, Fidel Prata da Silva, estava desempregado até o ano passado, quando soube da oportunidade e se interessou de imediato. “Foi a primeira vez que surgiu uma oportunidade como essa em Itaguaí. As firmas locais nunca fizeram nada parecido”. Contratado há sete meses, Fidel sonha em crescer junto com o empreendimento. “É uma chance que eu nunca tive na vida. Quero ficar aqui até o fim das obras do complexo”, afirmou.

(Da esq para a dir) No canteiro de obras da UFEM, Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da UFEM, Base e Estaleiro, o C Alte (RM1-EN) Alan Paes Leme Arthou; o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, C Alte Paulo Mauricio Farias Alves; o CMG (EN) Álvaro Fernandez e o engenheiro da Odebrecht, José Luiz

O Gerente Executivo do Projeto e da Obra de Construção da Base Naval e do Estaleiro, Capitão-de-Mar-e-Guerra (EN) Álvaro Rodrigues Fernandez, declarou que, na fase de elaboração do projeto, a Marinha não se preocupou apenas com às questões técnicas, mas também em interferir o mínimo possível na vida da comunidade local. “Está prevista a construção de um centro de informações e esclarecimentos para o povo de Itaguaí e a quem se interesse pelo que existe aqui”, anunciou. Por último, ele registrou a preocupação da Força em preservar as residências próximas à área do Complexo e acrescentou: “A população será beneficiada pelo incremento que a construção trará à região”.

Com as informações - Marinha do Brasil

Esse estaleiro vai gerar empregos na Indústria Naval e provavelmente, assim com o Arsenal de Marinha, deve ser usado por empresas privadas para obras e docagens.

Por Rodrigo Cintra

About these ads

31 Respostas para “Obras do Estaleiro e Base de Submarinos em Itaguaí contam com mão de obra local

  1. JORGE LUIS DOS SANTOS CERQUEIRA

    e uma bela obra gue vai traser grandes beneficios para itaguai mao de obra tem so falta oportunidade jorge luis

  2. Edimar Luiz Ferreira Vaz

    Gostaria de saber dos responsaveis pelas construções das obras.
    Como faço para ser efetivado neste projeto, pois sou itaguaense e trabalho a proximo de nove anos no estaleiro brasfels em angra dos reis.
    meu e-mail e: edimardedeus@ibest.com.br, trabalho na area de tubulação.

    • Eu sou Pedro de Moraes profissional em construçao naval, prestei meus serviços profissionais no estaleiro ( ISHIKAWAJIMA )cujú Rio de janeiro por 22 anos nas área de praça de máquinas, linha de leme, casa de bombas e convés,tenho experiências em usinagem de linha de eixo, linha de leme,alinhamentos e fixaçaoês de equepamentos, estou á dose anos na área de manutençao de plataformas, no momento estou desempregado,moro em (Muriqui) e preciso trabalhar, por favor como eu posso fazer parte dessa fámilia e de um empreendimento tão grande. Por favor não deixe de me responder. Antenciosamente; Pedro de Moraes OBS; ESSE EMAIL É DE MINHA ESPOSA

  3. SOU Apontador de mão de obra e moro em nova iguaçu, como faço para conseguir uma vaga nessa aréa: Apontador, Aux. Administrativo ou Almoxarife.
    Desde já agradeço,
    jesuinomonteiro@hotmail.com

  4. moro em itaguai, no bairro jardim mar, conhecida como são campelo ou sem terra, esta correndo um buato aqui que vai passar uma estrada nesse bairro e os moradores serao endenizados, alguem pode me confirma isso ?;

  5. Boa noite como faço para manda um curriculo para o Estaleiro de Aliança ou aonde posso comparecer para deixa um curriculo .
    Atenciosamente

  6. Vander Pacheco Soares

    Boa tarde como faco para encaminhar um curriculo.

  7. Robson Pereira dos Santos Junior

    acabei de termina o meu estagio de soldador, moro em rj campo grande. gostaria de trabalha nessa area na Odebrecht?

  8. WELLINGTON GONÇALVESMORAES

    MEU NOME É WELLINGTON, E ESTAREI ME FORMANDO EM TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM NOVEMBRO.
    GOSTARIA MUITO DE TRABALHAR NESSA AREA PELA ODEBRECHT.
    MAIS DIZEM QUE PARA FAZER PARTE DESSA EQUIPE É PRECISO TER CONHECIMENTO COM ALGUÉM DE DENTRO.
    MAIS ACREDITO QUE UMA EMPRESA DESSE PORTE, DE OPORTUNIDADES PARA BONS PROFISSIONAIS, POR ISSO DEIXO MEU EMAIL PRA CONTATO: WELLINGTONGMORAES@HOTMAIL.COM

  9. boa noite me chamo marcelo pires sou eletricista e tec em eletrotecnica tenho nr10 em dia e procuro uma boua oportunidade de emprego nesta empresa moro em magé rj emaisl marcelopiurex2@hotmail.com obg

  10. Rodrigo Castro

    Sou jovem de 24 anos quero uma oportunidade de trabalho onde posso seguir em uma carreira profissional positiva,sou auxiliar de caldeireito (solda mig,maçariqueiro,esmerilhador,eletrodo…….

  11. Gilberto Cantanhêde Rodrigues

    Bom, eu sou operador de perfuratriz (wirth) e já trabalhei na odebrechet por 4 anos, aqui em São Luis. estou disponível para viagens, e com muita vontade de estar nesse projeto de itaguaí. meu e-mail pra contato. nyelletina@live.com. espero resposta.

  12. Raphael Bertanha

    Sou formado em Técnico de Seguranca do Trabalho tenho 2 anos de experiencia em uma tercerizada da Petrobras e trabalhei na construcão do túnel da Grota Funda pela tercerizada da Odebrechet, estou desempregado e prescisando muito de novo trabalho.
    Como faco para mandar email para concorrer a uma vaga?

  13. augusto sergio gomes olimpio

    sou jovem tenho 20 anos, trabalhei niplan engenharia como aux d tubulação. trabalhei tbm na sma elétrica perido 9 meses, tbm trabalhei wm vagner montagem como meio oficial d solda, sei soldar e qero mostrar meu serviço. qualquer coisa entre eim contato não deixe d me responder. desde já agradeço..

  14. augusto sergio gomes olimpio

    sou jovem tenho 20 anos, trabalhei niplan engenharia como aux d tubulação. trabalhei tbm na sma elétrica perido 9 meses, tbm trabalhei wm vagner montagem como meio oficial d solda, sei soldar e qero mostrar meu serviço. qualquer coisa deixa resposta no meu email não deixa d me responder. preciso muito desse emprego sou d itaguai rj centro .

  15. anderson dias da mata

    Sou inspetor TP/EV/LP moro em Sepetiba.
    como faço para cadastra meu curriculum
    para uma vaga.andersotche2@hotmail.com

  16. Kelly Cristina Ribeiro Sgrancio

    Sou kelly Cristina Ribeiro Sgrancio Técnica em Segurança do Trabalho com especialização ambiental , como faço para cadastrar meu currículo, e fazer parte da equipe de vocês.
    cris.sgrancio@yahoo.com.br

  17. OLÁ ME MARCELO MARQUES MATOSO TRABALHEI NO COMPERJ PELA ODEBRECHET COMO FAÇO PARA ENVIAR MEU CURRICULO POIS GOSTARIA DE FAZER PARTE NOVAMENTE DESTA GRANDE EMPRESA .

  18. emerson silva almeida

    bom dia me chamo emerson silva gostaria de saber como faço para agregar meu carrona empresa para trabalhar com vcs. meu email e kgmmodas@hotmail.com,

  19. Sou Kleber Ramos trabalhei na Nuclep Itaguí onde me formei ajustador mecanico, trabalhei na montagem de Angra 2 pela Unamon, Sotrec Caterpillar, Sebrás Construções navais como auxiliar técnico. Gostaria de saber como mando um currículum para vocês.
    Um forte abraço.
    andikle.1965@gmail.com

  20. Sou Iuri Gomes gostaria de saber como faço para poder trabalhar com voces, tenho 23 anos, formado em tec. eletromecânica e estou cursando Eng. elétrica.
    Yurim.g@hotmail.com

  21. Sou advogado e tenho interesse de trabalhar na Odebrecht, seja na área jurídica ou administrativa. Entrei no site da empresa mas não encontrei informações suficientes sobre como mandar o meu currículo especificamente para conseguir admissão em Itaguaí. Quem puder me retornar eu agradeço.

  22. welson lima larangeira

    Moro em Mangaratiba, sou projetista senior de tubulação naval, e gostaria de trabalhar no estaleiro Itaguai , quem puder me dar uma dica por favor me retornar, grato.

  23. Luis Antonio da Silva Vinhosa

    Sou inspetor de solda N1, LP e PM, gostaria de enviar meu curriculo, pretendo participar desta obra. Quero saber para qual e.mail eu envio.

  24. Ronaldo Miranda de Mello

    Olá Senhores! Trabalho com montagem, operação e manutenção de compressores industriais, bombas d’agua em geral, sistema de incêndio, agua pressurizada, ar comprimido, gases em geral, tais como: Oxigênio, acetileno, Co2, glp, argônio, etc. Todas as funções descritas acima foram desenvolvidas durantes vário anos nos Estaleiros Brasfels, Verolme, SRD Of Shore. Gostaria de saber como enviar um Curriculum. Obrigado.

  25. daniel ferreira

    Oi você contrata estagiario na area de meio ambiente?

  26. Geisa Aparecida Tavares Vicaroni

    Olá meu nome é Geisa vicaroni, acabo de terminar o meu curso de Soldadora tipo Arame tubular (Mig Mag 3g e 4g) e gostaria de saber se vocês dariam testes e contratariam pessoas como eu, sem experiencia em carteira na area de solda, tenho segundo grau e acabo de receber o meu certificado de soldadora pela tecno-solda.
    Se a resposta for sim, como faço para entrar em contato com vocês?
    desde já agradeço = Obrigado
    ASS= Geisa Vicaroni…

  27. Renato Loureiro Araujo da Silva

    Renato Loureiro Araujo da Silva.
    Sou soldador formado no curso Técnico de Soldagem da Nuclep ER/MIG/MAG. Como fasso para fazer parte desta equipe em Itaguaí. Moro em Itaguaí.

  28. bom dia gostaria de uma aportunidade como ajudante porque não experiência área mais tenho curso de macariqueiro e saldador mig mag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s