Nova Legislação para trabalhadores em Cruzeiros Marítimos

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) elaboraram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que garante um conjunto de novos direitos aos trabalhadores de cruzeiros marítimos. O intuito é oferecer condições mínimas de trabalho decente a esses profissionais, disse o MTE.

O acordo vale para os navios de cruzeiro que ficam na costa brasileira por período corrido superior a 30 dias. O termo passa a veler a partir da temporada 2010/2011, que começou neste mês e vai até maio de 2011. A punição prevista no TAC é multa de R$ 70 mil por item descumprido, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.

O acordo garantirá aos trabalhadores brasileiros o direito de remeter seu salário mensal para a família em transferência bancária; a proibição de desconto em salário dos materiais fornecidos (como ferramentas de trabalho e uniformes); o controle de jornada preenchida pelo trabalhador e não pré-assinalada; procedimentos para evitar cobrança de taxas durante processo de seleção e recrutamento e médico ou enfermeiro brasileiro para facilitar atendimento a tripulantes, diz o MTE.

A partir de maio de 2011 também será proibido o desconto de exames médicos admissionais, que passarão a ser pagos pelas empresas contratantes. Os tripulantes brasileiros também devem receber uma cópia do TAC em português.

Para ler esta matéria na íntegra, acesse G1

Por Rodrigo Cintra

About these ads

3 Respostas para “Nova Legislação para trabalhadores em Cruzeiros Marítimos

  1. E com relação aos maus tratos e discriminação..

    • Rodrigo Cintra

      Essa é uma ótima questão a ser levantada, Andréa. O problema é que nenhum tripulante de Cruzeiro “coloca a cara” para falar a respeito.
      Se desejar “levantar essa bola”, fique à vontade.
      Já vi muito disso em embarcações de outros tipos, uma vez que nunca trabalhei em Cruzeiros.
      Em breve teremos mais matérias sobre este tipo de atividade marítima.
      Muito Obrigado por sua participação.

    • Olá, alguém conhece tripulantes de cruzeiro? Gostava de trocar umas impressões com alguém que fale Português ou Espanhol. Podem me ajudar? Abraço António

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s