Dicionário do Petróleo: Plataformas Onshore

As plataformas onshore fazem a exploração petrolífera em terra. O seu funcionamento e montagem é bastante mais simples do que as plataformas existentes no mar (chamadas de plataformas offshore) devido às condições em terra serem bastante mais favoráveis.

Através de uma exploração geológica é escolhido o local para a construção da plataforma. Quando a plataforma estiver completa inicia-se a perfuração. O primeiro furo é feito até ficar a alguns metros do poço de petróleo e conforme a profundidade vai aumentando vão sendo adicionados tubos à ligação existente para que a perfuração continue. Quanto a profundidade pretendida é atingida e feita toda a preparação para quando o furo atingir o petróleo possa fluir pelos canos de perfuração, como o revestimento a aço do furo e uso de cimento para vedar o furo.

Na fase seguinte da perfuração é utilizada uma broca menor, mas que funciona da mesma maneira. Com o avançar da profundidade vão sendo usadas brocas mais pequenas que vão fazendo com que o furo vá ficando com uma menor largura.

No tubo de perfuração vai sendo colocada uma lama com vários objetivos:

  • Arrefecer e lubrificar a broca de perfuração.
  • Fortificar as paredes do furo.
  • Exercer pressão de modo a evitar a subida de materiais como água, óleo ou gás.

Durante toda a perfuração em plataformas onshore é mantido um registro da profundidade, do tipo de rochas encontradas bem como de outros materiais. Esse registro é utilizado para verificar a segurança do furo, decidir os próximos passos e também é uma fonte de informação importante para os geólogos.

Clipping direto – Trabalho em Plataformas Petrolíferas

Por Marcus Lotfi

About these ads

3 Respostas para “Dicionário do Petróleo: Plataformas Onshore

  1. Eu Parabénizo aos Resposaveis Adimistrativos do Portal Maritimo. Por essa Linda e inportante Matéria de Exploração, Onshore e Offshore.
    Mostrando os dois lados da Moéda, Tanto em terra, como em Mar, ficou Show de Bola essa Postagem, Estão de Parabéns um grande Abração,

  2. Tambem gostei muito quero tambem parabenizar o pessoal que fez essas postagem na net.
    faço curso de petroleo e gas e o uqe mais me chamou a atenção foi a perfuração offshore (no mar) quero chegar a uma meta na minha vida e sei que vou chegar la abraços pra todos

  3. Muito obrigado por postarem estas informações sobre a perfuração onshore, porque me estava a ser dificel encontrar algum material sobre este assunto. valeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s