Pré sal traz diversas oportunidades de emprego

O crescimento do setor de petróleo no País, especialmente com o início efetivo da exploração do pré-sal, abre uma nova fronteira de oportunidades de emprego: a atividade off shore, exercida em alto-mar. Além dos profissionais diretamente ligados ao setor petrolífero, as plataformas de produção demandam também pessoal de apoio, como especialistas em segurança, cozinheiros e pilotos de helicóptero.

Somente para a função de sondador – técnico responsável por operar a sonda que retira petróleo do mar -, há 5 mil vagas em aberto, afirma José Renato de Almeida, coordenador executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Ele explica que a demanda por trabalhadores off shore está inserida nas necessidades de mão de obra para todo o segmento de óleo e gás, calculada pelo Prominp em 212 mil profissionais até 2014.

Quem se interessa pelo setor terá de se adaptar a uma realidade diferente de trabalho: a escala nas plataformas de petróleo é de 14 dias de trabalho para 14 dias de folga. Entretanto, o “prêmio” pelo isolamento em alto-mar costuma ser de 30% em relação aos salários pagos em terra, segundo dados de mercado. Além disso, os adicionais de embarque e de periculosidade podem garantir um “extra” de até 67% sobre os vencimentos originais.

Expansão. Segundo o diretor da área off shore da empresa de refeições coletivas GRSA, Antonio Carlos Barbosa dos Reis, a empresa prevê dobrar o tamanho de sua operação em alto-mar até o fim deste ano: a companhia tem atualmente 350 funcionários envolvidos em seis operações e prevê fechar 2011 com 700 profissionais na área, entre cozinheiros, confeiteiros, padeiros e garçons. Além do conhecimento técnico, Reis diz que os profissionais passam também por cursos de segurança necessários à atuação no setor de petróleo.

A área de transportes também abre oportunidades a profissionais interessados na atuação off shore. O comandante Luiz Soares atua em uma empresa que presta serviços para empresas em Macaé (RJ). Ele diz que a atividade oferece mais estabilidade profissional do que o transporte de executivos, mais sujeito à variação de demanda.

Soares recebe salário líquido de R$ 13 mil e faz a escala de 14 dias comum ao trabalho off shore. O comandante diz que um piloto pode ganhar o dobro transportando executivos – nesses casos, porém, a carga de trabalho é definida pelo contratante.

Soares diz que há vagas para pilotos nas plataformas de exploração, mas a contratação esbarra nas exigências do segmento, considerado de alta periculosidade. Com o objetivo de reduzir o gargalo de mão de obra, a Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (Abraphe) informa que negocia com as empresas a criação um programa de formação de pilotos para o setor.

TRABALHO REMOTO

Operação
O trabalho em uma plataforma de petróleo demanda, em média, 180 profissionais.

Treinamento
A atuação em plataformas exige que os profissionais recebam treinamento de segurança.

Benefícios
O “prêmio” pelo isolamento pode ser de 30% em relação aos salários pagos em terra. Há também outros adicionais, como o de periculosidade.

Com as informações – Fernando Scheller / O Estado de S.Paulo

Por Rodrigo Cintra

About these ads

37 Respostas para “Pré sal traz diversas oportunidades de emprego

  1. ola, meu nome é fernando. 22
    anos ,solteiro.
    sou do interior de são paulo e atuo na profissão de auxiliar de soldador .tenho experiência com solda mig,oxigênio,e elétrica …etc
    porem gostaria de novas oportunidades (na area)

  2. sou soldador mig e eletrico quero uma oportunidade

  3. Uelton Rangel

    Então sou Uelton tenho 26 anos atu na areá de atendimento ao cliente,como garçom,barman, experiencia com driks, curso pelo SEBRAE de atendimentos , gostaria de uma oportunidade, tenho disponibilidade para assim solicitado,meus agradecimentos,Salvador-BA ,.Uelton Rangel.

  4. marcelo de lima farias

    oi meu nome e marcelo sou chefe de cozinha atuo em cozinha industrial tenho curso de salvatagem e gostaria de uma oportunidade para trabalhar em uma plataforma muito obrigado

  5. Cozinheiro com formaçaõ na Italia especialização em cozinha árabe, bahiana e mineira, curso stcw gostaria de uma oportunidade para trabalhar on shore. Contatos pelo email (jansenpessoa@hotmail.com) thanks

  6. Estevam Carlos Jr. Técnico de Segurança 3 anos.

    Sou Técnico de Segurança do Trabalho com experiência de 3 anos, instrutor da PETROBRASIL no curso de petróleo e gás, hoje sou instrutor de segurança do trabalho no SENAI, mas queria uma oportunidade de trabalho em plataforma!
    Obrigado pela ajuda.

  7. Trabalhei em quatro seguimentos diferentes, sou pro ativo dedicado gosto muito que faço. Estou do segundo período de inglês, quero trabalhar na área, não por achar interessante ou mais remunerada. Mas principalmente adquirir novos conhecimentos e experiências. Meu currículo esta em anexo trazendo um pouco das minhas vivencias em empresas que comecei do zero.

  8. ola sou joao bosco maria correa tenho 29 anos moro em manaus sou casado nao tenho filhos gostaria de trabalhar na exploraçao do pre-sal,ja trabalho na exploraçao da bacia de solimoes,pela companhia queiroz galvao oleo e gas na funçao de plataformista.

  9. Ola Sou Joeci Luis matos araújo tenho 20 anos, soldador, oxigênio ,elétrico ,em preparação ao aprendizagem em solda Mig ainda.
    moro em Florianópolis (Sc)
    Gostaria de uma oportunidade,tenho total disponibilidade.

  10. Marcelle Moreira de Carvalho

    Olá, meu nome é Marcelle e minha experiência profissional está voltada para RH (R&S e T&D), são 12 anos de experiência no desenvolvimento técnico e comportamental de pessoas.
    Gostaria de ter uma oportunidade de ingressar nesse grande crescimento que virá no segmento petrolífero no Brasil.

  11. jose guilherme brasil da conceiçao

    sou motorista

  12. Hemerson Batista de Oliveira

    Olá sou Hemerson Batista de Oliveira, tenhu 30 anos, e sou homem de area, gostaria de uma oportunidade pra trabalhar, Gostaria de ter uma oportunidade de ingressar nesse grande crescimento que virá no segmento petrolífero no Brasil.

  13. Oswaldo Monteiro dos Santos Filho

    Sou profissional na área da gastronomia,formado pela Universidade Estácio de Sá,procuro uma vaga de cozinheiro em uma plataforma. Já fiz os cursos necessários para poder embarcar.

  14. MARCO LUCIANO PEREIRA RODRIGUES.

    SOU PROFISSIONAL DE EDUCAÇAO FISICA COM EXPERIENCIA EM TREINAMENTO RESISTIVO (MUSCULAÇAO). ATUALMENTE TRABALHO EM UMA CONSTRUTORA NA GERENCIA DEPTO DE VENDAS, GOSTO DE LIDAR COM MUITAS PESSOAS. TENHO MUITA VONTADE DE PARTICIPAR A LONGO PRAZO DE UM GRANDE PROJETO. ESTOU A DISPOSIÇAO PRA RECEBER QUALQUER TIPO DE TREINAMENTO.

  15. Marcelo Antônio dos Santos

    Olá, sou técnico em processamento de dados com vasto conhecimento na área de informática e tecnologia de informação em geral, estou me colocando a disposição para treinamento.

  16. hilton marioni dos santos

    Olá sou técnico eletrônico, tenho 42 anos com larga experiência em manutenção de equipamentos eletroeletronicos.
    Cursos Senai dentre outros.
    Sou formado em administração e gostaria de saber se como ter acesso às oportunidades deste promissor ramos de trabalho.

  17. Bom dia gostaria de fazer parti dessa equipe,já trabalhei na Revap como Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Almoxarifado foi transferida para Replan atuando como Auxiliar de RH e também como Almoxarife até termino do contrato . Estou fazendo cursos de Segurança do trabalho e Administração de Recursos de Materiais Patrimoniais .Obrigada aguardo uma resposta .

  18. DAVI INACIO DA SILVA

    ola sou motorista de onibus porem estou querendo invistir numa pequena frota de veiculos p atuar na area de transportes gostaria de saber se a possibilidade e o que fazer …

  19. oi sou o Paulo moro em sao paulo sou pintor indutrial tenho salvatagem trabalhei em macae rj mas gostaria de trabalhar no pre sal.

  20. Itamar Geraldo de Resende

    Ola, gostaria muito de trabalhar embarcado, tenho curso técnico em mecânica,ajustador mecênico (SENAI) caldeireiro na carteira,montador,masariqueiro,soldador eletrodo revestido,Obrigado por uma oportunidade futura.

  21. José Maurício Campos

    Olá, sou Técnico em Segurança do Trabalho com experiência de 13 anos com curso de CBSP Curso Básico de Segurança em Plataforma HUET e gostaria de uma oportunidade de trabalho em offshore.
    e-maill: jmauriciocampos@bol.com.br

  22. Procuro quem possa me orientar: onde uma pessoa pode se inscrever
    para trabalhar como garçom em plataformas de petróleo? A pessoa em
    questão tem 12 anos de experiência como garçom em navios de cruzeiros.
    Respostas para egarrido8@gmail.com
    Obrigada

  23. ana lucia pereira de souza

    sou mais um dos brasileiros que já contribuiu com mão de obra no brasil. sou Ana Lucia, tenho 44 anos e atuo na educação a 13 anos e quero mudança na minha vida. desejo entrar nesse mercado que é promissor e está em crescimento. tenho certeza que posso contribuir. analu1603@hotmail.com

  24. jairo vasconcelos

    Desejo sorte a todos…

  25. ola bom dia quem tem os cursos de cbsp-huet movimentação de cargas espaso confinado meu nome e Antonio Sampaio. ja trabalhei na unidade p(6) resposta para antoniosscristo@hotmail.com

  26. bom dia, sou bacharel em química com CRQ habilitado e no momento estou desempregado gostaria de uma oportunidade de trabalhar nesta gigante, atualmente estou cursando plataforma ministrado instituição gigapetro, qualquer oportunidade entre em contato

  27. leonardo da silva

    LEONARDO DA SILVA, 32 anos fluente em linguas, INGLES, ESPANHOL, FRANCES E ITALIANO. Possuo dupla cidadania americana, agradeco a oportunidade pois quero retornar ao brasil…

  28. Matheus Gontino

    Bom Dia, Sou Formado em Engenharia Mecatrônica e gostaria de saber se a Petrobrás possui interesse por contratar profissionais dessa área. Se tiver estou a disposição!!!

  29. meu nome e Lucas tenho 21 anos e solteiro e procuro uma oportunidade a diposiçao da empresa!!

  30. gostaria de colaborar com o pré sal como cozinheira sei que a alimentação na plataforma tem que ser adequada e adoro cozinhar

  31. Alexandre Gatto

    Olá , sou Alexandre, tenho 48 anos sou serrelheiro , caldeireiro e operador de empilhadeira formado no senai., trabalhei nestas areas na empresa ARMCO DO BRASIL, gostoria muito de fazer parte dessa grande equipe do pre sal. agradeço desde ja pela atenção, abraços…

  32. Bom dia, sou Diego Grezelle, de SC, tenho experiência com solda a mais de 10 anos, trabalho com MiG, Elétrica e Oxigênio, curso graduação na área de Logística, tenho muito interesse em me qualificar e ter a oportunidade de trabalhar na área, tenho 25 anos, solteiro e muito interesse de ingressar na área do pré sal, um forte abraço e aguardo retorno.

  33. Boa tarde!!!! Meu nome é Luciana sou tecnica de enfermagem a 12 anos, tenho o curso de salvatagem e huet. gostaria de uma oportunidade!!! Aguardo um contato…

  34. Estou no curso da GIGAPETRO.E tenho curso tecnico de auxiliar de desenho tecnico.Estou cursando auto-cad 2010.fiz estágio com contrato de 7 meses na Tenenge pela oldebrech.miriam debiasi facebook.

  35. Daniel da rocha pereira

    Eu gastaria,muito de trabalhar no pre sal, fazer parte desta equipe me orgulharia muito. atuo na aria de seguranca mais especificamente transportes de valores meu nome e’ DANIEL DA ROCHA PEREIRA . SC. rochapereira@hotmail.com

  36. adelson henrique

    sou adelson e eu sou formado em caldeiraria pelo prominp estou a procura de uma vaga no setor offshore…e tambem entrar em contato com pessoas que embarcam,aguardo respostas e possiveis contatos.

  37. Boa noite!
    Sou Gerson Montenegro, gostaria de uma oportunidade para atuar na área de plataforma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s