Trabalhar embarcado – Um emprego fascinante

A decisão de se começar uma carreira na Marinha Mercante ou na Indústria Petrolífera Offshore deve ser tomada com muito cuidado. É perigoso e você vai embora de casa repentinamente para ficar longe de seus entes queridos por muitos e muitos dias. No entanto, trabalhar embarcado pode ser não apenas lucrativo, mas também gratificante.

Não vou me alongar, elucubrar ou enrolar muito não. Vou direto ao assunto, apresentando algumas razões que justificam o que escrevi:

Excelentes benefícios e incentivos de bônus – Se comparadas às empresas chamadas “terráqueas”, a maioria das empresas engajadas nesta atividade oferece benefícios como Assistência Médica e Odontológica, ambas extensíveis a seus dependentes, Cartão Alimentação, Seguro de Vida, Participação nos Lucros, Bônus por Desempenho e Segurança, etc. Seus benefícios e incentivos já começam a partir do primeiro dia de trabalho.

Bons salários – O potencial de ganho para o trabalho embarcado é, no mínimo, atraente. Você tem a oportunidade de ganhar honestamente em um dia de trabalho a mesma quantia (ou até mais, em alguns casos) do que muitas pessoas ganham em uma semana.

Você fica de 6 a 9 meses do ano em repouso – A maioria das empresas, o tempo que você fica a bordo é o tempo que você fica em casa, sendo que você, caro colega funcionário Petrobras, fica 14 a bordo de descansa 21, ou seja, acaba ficando ainda mais tempo em casa, tempo de sobra para dedicar-se a sua família, amigos e atividades que gosta.

Tempo livre para fazer o que desejar – Quando você está desembarcado você pode fazer o que quiser. Faça planos para ir a lugares, férias, escolas marítimas ou técnicas para aperfeiçoar-se ou simplesmente ficar em casa e sair com seus amigos e familiares. Ah sim, eles estarão trabalhando  em seus velhos empregos, enquanto você estará em casa ou se divertindo, lembrando que, os que estão em casa, estarão 24 horas dedicados as suas famílias. Isso não é bom? Ah, mas meu amigo vem todo dia pra casa, tem um emprego em terra. Seu amigo provavelmente sai cedo e entra tarde em casa. Será que isso é convívio familiar? Deixo para cada um a análise deste fato.

Novidades e desafios – Neste ramo, tudo é tecnologia, muitas vezes de ponta, e você tem acesso a profissionais extremamente qualificados em seu local de trabalho, trocando experiências e conhecimentos, podendo muitas vezes acabar indo parar em profissões antes inimagináveis.

Já se imaginou segurando a popa de uma embarcação através de um guincho de Anchor Handling, gigante, com uma tesão absurda nas amarras, mar batendo, vento, swell, ou então numa aproximação para a zona de 500 metros num navio de lançamento, ou ainda numa operação de aproximação de um petroleiro a uma FSO ou FPSO para carregamento ou movimentando e conectando tubos e mais tubos de perfuração, sendo que a qualquer momento pode haver um kick no poço e se o BOP não segurar, meu camarada, vai tudo pelos ares? São tantos tipos de operações que eu ficaria aqui por longas linhas descrevendo cada uma, mas enfim… é um trabalho perigoso e desafiador.

Se você é está procurando por algo que é diferente, gratificante, aventureiro e lucrativo, pense em uma carreira na Marinha Mercante ou na Indústria Petrolífera Offshore.

Eu te prometo uma coisa, a relação será de amor ou ódio e não levará muito tempo para você decidir isso. Os que tentam ficar indiferentes, assim o fazem por muito pouco tempo e sempre acabam tendendo para um lado.

Agora, uma coisa eu vos garanto: trabalhar embarcado é fascinante.

Mesmo assim, digo o que meus colegas repetem em coro: nossa profissão precisa ser mais reconhecida e valorizada. Ganhamos bem, quando compardaos aos “terráqueos”? Sim. Definitivamente sim, mas ganhamos bem menos do que deveríamos, dada a relevância, treinamento exigido e comprometimento exigidos por nossa profissão.

Qualifique-se, estude, faça bons cursos e se prepare para o offshore, pois o futuro de nosso país, cada vez mais, mostra que virá pelo mar.

Força e Honra! Sempre!

Vamo que vamo!

Por Rodrigo Cintra

151 Respostas para “Trabalhar embarcado – Um emprego fascinante

  1. Boa Tarde,meu nome é André eu preciso de um emprego sou,
    Moço de Convés.
    andrevelludo@hotmail.com

  2. gilson nery nunes de almeida

    sou gilson nery tenho 48 anos sou pintor industrial e trabalho com decoraçoes trabalhei em dois ambientes na casa cores deste ano gostaria muito de uma oportunidade de trabalho embarcado sou bom no que eu faço porq faço o que gosto

  3. jose carlos de lima

    Boa tarde meu amigo, eu fui da marinha do brasil e lá trabalhava como eletricista de bordo( máquinas). Tenho muitos dias de mar e milhas navegadas. O que eu precisaria para embarcar em um offshore? sendo que só tenho minha caderneta registro de tudo que passei na marinha. tenho 51 anos, vc acha que ainda tenho alguma oportunidade?

  4. ola moro no rio querto trabalhar abordo como faço para encontr voces meu e mail mariliacosta81@hotmail.com skaipy; marilia.costa42

  5. olá boa tarde quero trabalhar embarcado como faço, sou do rio aguardo uma resposta.

    • POW GALERA…QUERO TRABALHAR EMBARCADO,TENHO TODOS OS CURSOS,SALVATAGEM,HUET,EMCIA,PLATAFORMISTA….MAS ATE AGORA,NAO CONSEGUIR NADA..OQ EU FACO?????

  6. Olá quero trabalhar embarcado como faço, sou do Rio de Janeiro, aguardarei resposta, obrigado.

    • ENTREGA CURRI NA EMPRESA, UEEEE, VOÇE ACHA Q COM SUA ATITUDE CONSEGUE ALGO???

      NO MAR VOÇE TEM Q RESOLVER O PROBLEMA,PERCEBEU???

      TODA A GENTE CONTA CONSIGO, NAO TEM PRA BABACA NAO, OLHA SE TODOS ANADSSEM A PEDIR AJUDA, JA VIU NA MERDA QEU DAVA????

  7. Renato Cavalheiro

    Boa tarde. Sou técnico de segurança é gostaria de saber quais são as exigências e requisitos para trabalhar embarcado?

  8. Trabalhar longe de casa sera um maximo.

    • sIM , E SUA MULHER BEM LONGE…KEKEKEKE
      e nem fala de filho, te olha como um estranho.

      Isso acaba pro dar problema….
      nao conheço ninguem que nao tenha dado.Altera a relaçao, isto é, se ela nao acabar logo.

  9. Queria saber como faço para manda meu curriculum, de pintor industrial?
    retorna a resposta, obg!
    (robson-oliveira.caldas@hotmail.com)

  10. junior carioca

    meu nome valdir gostaria de saber como faço pra trabalhar embarcado…. pois tenho curso de taifeiro, salvatagem, huelt e plataformista. como que eu vejo as agencias de macaé pra eu enviar meu curriculo.. valdir_desa@yahoo.com.br

  11. Olá amigo! Meu nome é Ricardo eu to me formei em Téc. de Enfermagem do trabalho, ano q vem vou entrar no inglês e fazer Salvatagem. Queria saber como faço pra botar curriculum nas empresas off shore?:

  12. ola sou Juliano tenho 22 anos e quero trabalhar embarcado, tenho todos os cursos necessários, me mande um email, falando como faço para mandar meu curriculum. obg

  13. Para os que querem trabalhar embarcados ;facam um curso na marinha os de Sao Paulo onde eu moro vai ate Sao Sebastiao no litaral ou se informe na marinha. Gostaria que as pessoas do Rio me envie o end.de e.mail do estaleiro caneco;ishikawajima e Verolme.preciso urgente do cnis para a aposentadoria. Rionave me parece ser o novo nome do ex.caneco e a Verolme tambem tem outro nome.Obrigado a todos.

  14. Va ate a marinha do seu estado e se informe.

  15. otaviano francisco de amorim neto

    sou otaviano moro em MACEIÓ trabalhei como líder de conferencia em usina de cana de açucar mais já tentei demais nessa carreira fiz curso de plataformista estou com curso técnico em mecânica trancado com poucas matérias para concluir tenho outros cursos eu sonho em trabalhar embarcado mais nunca tive êxito tenho fé em deus que um dia vou conquistar meus sonhos e horizontes por favor meus amigos de profissão que poderem mim ajudar estou a disposicão

  16. Rosimere dos santos

    Estou em busca de um trabalho q me der muito prazer, na minha vida… Da minha alta estima e ser uma mulher independente… E eu adoro ter o meu dinheiro com o meu trabalho…

    • Às vezes as condiçoes de trabalho , sao FODAAAA:..Dobram qualquer experiente.Além disso tem q ser muito inteligente para se safar nesse meio.

  17. fiquei muito enteresado,ficaria honrado em mandar meu cv para avaliaren,sou cozinheiro a bastante tempo e quero embarcar.

  18. queria muito um emprego de auxiliar de plataformista me ajudem!!!

  19. Fiz um curso de salvatagem e gostaria de saber como faço para enviar um currículo para trabalhar embarcado

  20. Enteressado em vaga de emprego. Funcao padeiro.

  21. Alexsandro da Silva Araújo

    Tenho o curso de perfuração, como faço para mandar um curriculum.

  22. Antonio Carlos

    Já trabalhei em rebocadores no Amazonas,muito tempo em Marina em Sp,18 anos como mestre de embarcações pesqueiras,já como salva-vidas pelo corpo de bombeiros…Gostaria de saber se tenho alguma chance de trabalha embarcado sou evangélico…

  23. diego gomes coelho

    Diego Gomes ,quero muito trabalhar embarcado ,só preciso de uma chance ,tenho curso de homem de área e salvatagem .

  24. Luiz Henrique

    É muito difícil entrar para essa área, pois tem que ter um registro de embarque e para obtê-lo é muito caro, mesmo com a minha CR de marinha não consigo.

    • È muito dificil sim. Quem quer começar é foda….at´ja estão a pagar mal ao novatos.Agora ja nem pagam, é so percentagem do lucro, imagina que aquilo dá pouco, foi seu esforço pro ar. E assim eles sempre passam a perna ao distraídos.

      Aviso que é trabalho muito duro a todos os níveis, segurança, trabalho pesado, turnos, familiar, e psicologicamente. Convém pensar se vale a pena.ha quem chegue a´conclusão que não vale.

      Depois é tudo incerteza, voçE. tem agora trabalho,
      no mês a seguir JA NAO TEM !!!

  25. Bem,também gostaria de uma chance essa,apesar de não ter experiências nessa área,mas sou bom no que eu faço,aprendo rápido,”manjo”um pouco do inglês e gosto de desafios,por isso,eu acredito que iria fazer a diferença e sei o tamanho do meu potencial.Só preciso de uma chance dessa pra provar isso.

    • HA muito cara que diz que tem potencial é o primeiro a cair.O mar é muito duro nao é para mole.Mas voçe pode experimentar, pode é perder seu tempo e fazer os outro perder o tempo deles, nao vai ser experiência agradável.

      So aconselho a quem é bom tecnico, gosta do que faz, muito, e gosta do mar, muito, e gosta estar longe da mulher.È um estilo de vida que até dobra os melhores, todo os qeu estai no fim da carreira, nao querem voltar, evitam embarcar, porque será?

  26. Meu nome é Odenil de A. Santos, moro em SP e gostaria de saber onde posso receber orientações sobre os pacotes de curso e onde deixar a minha ficha?!

  27. OLA ,SOU AROLDO,PINTOR INDUSTRIAL ,PINTOR LETRISTA E PINTOR JATISTA . FICAREI MUITO GRATO SE ALGUÉM AI ME INFORMAR OS EMAIL OU END. DAS EMPRESAS TERCEIRIZADAS QUE TRABALHAM EMBARCADOS OU TRABALHAM EM ESTALEIROS NA ÁREA DE MANUTENÇÃO EM SÃO PAULO OU NO RIO DE JANEIRO. FICO NO AGUARDO DE UMA PESSOA QUE QUEIRA ME RESPONDER. GRATO!

  28. Guilherme Augusto Safanelli

    Meu nome é Guilherme A. Safanelli, moro em Joinville SC, gostaria de começar a trabalhar embarcado em plataforma offshore. Se alguém puder me ajudar com indicações de cursos obrigatórios e locais para fazer ficarei grato. Segue meu email guijlle@gamil .com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s