Trabalhar embarcado – Um emprego fascinante

A decisão de se começar uma carreira na Marinha Mercante ou na Indústria Petrolífera Offshore deve ser tomada com muito cuidado. É perigoso e você vai embora de casa repentinamente para ficar longe de seus entes queridos por muitos e muitos dias. No entanto, trabalhar embarcado pode ser não apenas lucrativo, mas também gratificante.

Não vou me alongar, elucubrar ou enrolar muito não. Vou direto ao assunto, apresentando algumas razões que justificam o que escrevi:

Excelentes benefícios e incentivos de bônus - Se comparadas às empresas chamadas “terráqueas”, a maioria das empresas engajadas nesta atividade oferece benefícios como Assistência Médica e Odontológica, ambas extensíveis a seus dependentes, Cartão Alimentação, Seguro de Vida, Participação nos Lucros, Bônus por Desempenho e Segurança, etc. Seus benefícios e incentivos já começam a partir do primeiro dia de trabalho.

Bons salários – O potencial de ganho para o trabalho embarcado é, no mínimo, atraente. Você tem a oportunidade de ganhar honestamente em um dia de trabalho a mesma quantia (ou até mais, em alguns casos) do que muitas pessoas ganham em uma semana.

Você fica de 6 a 9 meses do ano em repouso - A maioria das empresas, o tempo que você fica a bordo é o tempo que você fica em casa, sendo que você, caro colega funcionário Petrobras, fica 14 a bordo de descansa 21, ou seja, acaba ficando ainda mais tempo em casa, tempo de sobra para dedicar-se a sua família, amigos e atividades que gosta.

Tempo livre para fazer o que desejar – Quando você está desembarcado você pode fazer o que quiser. Faça planos para ir a lugares, férias, escolas marítimas ou técnicas para aperfeiçoar-se ou simplesmente ficar em casa e sair com seus amigos e familiares. Ah sim, eles estarão trabalhando  em seus velhos empregos, enquanto você estará em casa ou se divertindo, lembrando que, os que estão em casa, estarão 24 horas dedicados as suas famílias. Isso não é bom? Ah, mas meu amigo vem todo dia pra casa, tem um emprego em terra. Seu amigo provavelmente sai cedo e entra tarde em casa. Será que isso é convívio familiar? Deixo para cada um a análise deste fato.

Novidades e desafios - Neste ramo, tudo é tecnologia, muitas vezes de ponta, e você tem acesso a profissionais extremamente qualificados em seu local de trabalho, trocando experiências e conhecimentos, podendo muitas vezes acabar indo parar em profissões antes inimagináveis.

Já se imaginou segurando a popa de uma embarcação através de um guincho de Anchor Handling, gigante, com uma tesão absurda nas amarras, mar batendo, vento, swell, ou então numa aproximação para a zona de 500 metros num navio de lançamento, ou ainda numa operação de aproximação de um petroleiro a uma FSO ou FPSO para carregamento ou movimentando e conectando tubos e mais tubos de perfuração, sendo que a qualquer momento pode haver um kick no poço e se o BOP não segurar, meu camarada, vai tudo pelos ares? São tantos tipos de operações que eu ficaria aqui por longas linhas descrevendo cada uma, mas enfim… é um trabalho perigoso e desafiador.

Se você é está procurando por algo que é diferente, gratificante, aventureiro e lucrativo, pense em uma carreira na Marinha Mercante ou na Indústria Petrolífera Offshore.

Eu te prometo uma coisa, a relação será de amor ou ódio e não levará muito tempo para você decidir isso. Os que tentam ficar indiferentes, assim o fazem por muito pouco tempo e sempre acabam tendendo para um lado.

Agora, uma coisa eu vos garanto: trabalhar embarcado é fascinante.

Mesmo assim, digo o que meus colegas repetem em coro: nossa profissão precisa ser mais reconhecida e valorizada. Ganhamos bem, quando compardaos aos “terráqueos”? Sim. Definitivamente sim, mas ganhamos bem menos do que deveríamos, dada a relevância, treinamento exigido e comprometimento exigidos por nossa profissão.

Qualifique-se, estude, faça bons cursos e se prepare para o offshore, pois o futuro de nosso país, cada vez mais, mostra que virá pelo mar.

Força e Honra! Sempre!

Vamo que vamo!

Por Rodrigo Cintra

About these ads

142 Respostas para “Trabalhar embarcado – Um emprego fascinante

  1. Ricardo Reyes

    Gostaria saber onde posso encaminhar meu curriculum do trabalho para vaga de comandante de helicopteros.
    meu e-mail ricardov1973@yahoo.com

  2. Gilson Nicolau

    O QUE O RODRIGO CINTRA DISSE AO FINAL DO TEXTO, FORÇA E HONRA, COSTUMO EM MINHA VIDA ESCREVER FHC, OU SEJA , FORÇA HONRA E CORÁGEM. POIS, É DISSO QUE NÓIS BRASILEIROS ESTAMOS PRECISANDO. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

  3. Marcelo Xavier

    Gostaria de uma vaga no setor offshore ,no ramo da pintura industrial.
    fiz em março a SALVATAGEM.

  4. Como anda a questão de escala dos 14×21, das pessoas que não são da petrobrás? O que eu vejo na net são textos antigos sobre o assunto.

    Na verdade o que tenho visto, tem me desanimado a entrar na área, só reclamação e mais reclamação, das empresas que sem nehnum pudor exploram seu funcionários.

    Estou prestes e entrar na área… e sabe…. é como vc disse “amor ou ódio”

  5. muito me valeu como incentivo terminei meu curso de petróleo e gás só falto fazer o de salvatagem e estou prestes a fazer e em nome de Jesus vou embarcar.

  6. observação : empresas terceirizadas trabalham 14 dias e folgam 14 , so os perobas folgam 21 dias.

  7. breno alexsandre

    Qual é o curso que tem que fazer e quanto é o calario ?

  8. Rômulo miranda pires

    Rodrigo e amigos eu sou aluno do 4º período de engenharia ambiental e gostaria muito de saber se como engenheiro ambiental posso trabalhar embarcado, nesse sistema de 14×14 ou 14×21 ou 15×15, e se existe alguma aréa em que posso trabalhar, na linha de produção, de exploração, de perfuração, de transporte do petróleo, no armazenamento, enfim, em aréas que caibam a um engenheiro desde já agradeço pois essa é uma grande dúvida minha e qualquer resposta sobre o assunto irá refletir positivamente para que eu faça algumas escolhas referente a cursos. Obrigado!

  9. ACHEI FASCINANTE ESSE EMPREGO DE TRABALHAR EMBARCADO, GOSTARIA DE TER UMA CHANCE.

  10. BRUNO MIGUEL ANDORINHAMARQUES

    ACHEI FASCINANTE ESSE EMPREGO DE TRABALHAR EMBARCADO, GOSTARIA DE TER UMA CHANCE. PARA ESSE RAMO SOU MONTADOR DE ANDAIMES MAS ADORAVA DE TER UMA VIDA MELHOR

  11. josé rocha filho

    trabalho melhor,só em casa.

  12. gostaria muito de trabalhar assim no momento trabalho de padeiro e q queria dar uma vida melhor a minha familia oq fasso onde envio meu curriculo??

  13. Meu caro esse é meu sonho de trabalhar embarcado,sou de Salvador Bahia,estou indo para Macaé no começo de agosto para tentar algo,gostaria que vc me indica-se alguns cursos profissionalizantes, para depois eu fazer o tecnico. Agradeço pelo seu blog!

  14. Rodrigo Cintra, vc é TPP da Petrobras ? Se for, agradeceria se tu falasse um pouco sobre o treinamento durante o CF, os cursos que são feitos, algo sobre o treinamento prático, etc; ou se não for da Petro, os cursos que tu fez antes de começar a trabalhar nessa área, pode ajudar a galera aqui a tomar um caminho pra investir. Pergunto porque estou esperando para ser chamado a qualquer momento, estou no CR da Petrobras de 2012.1 para Técnico de Perfuração e Poços Jr, e pior do que passar é ter que esperar ser chamado, agonia, ansiedade, isso tudo vai à 1000/H.
    Ah, minha dica para quem quer ingressar nessa área é FAZER UM CURSO TÉCNICO, independente da idade.
    Tenho 18 anos, fiz curso técnico junto com o ensino médio no IFAL e antes de terminar o curso já havia passado num concurso pra Técnico de Operação da Petrobras mas não fui chamado, e agora passei de novo pra Perfurador, e isso só foi possível graças a meu curso técnico, que é pré-requisito para quase todos os cargos de nível médio da Petrobras. Quem quiser saber mais sobre esses cursos e cargos da Petrobras acessa o site da própria Petro http://profissoesdefuturo.com.br/perfis/estudante-do-ensino-tecnico . Qualquer coisa, meu email maneco_lucas@hotmail.com

    • Não sou TPP da Petrobras não.
      Sou Oficial da Marinha Mercante (Máquinas) por formação e hoje desempenho a função de Superintendente Técnico em uma grande multinacional norueguesa de Apoio Marítimo.

  15. geandre souza dos santos

    gostei da otimas vantagens e beneficios..gostaria muito de fazer parte desse grupo..queria entrar na Industria petrolifera offshore

  16. Rômulo miranda pires

    Rodrigo cintra e amigos eu sou aluno do 4º período de engenharia ambiental e gostaria muito de saber se como engenheiro ambiental posso trabalhar embarcado, nesse sistema de 14×14 ou 14×21 ou 15×15, e se existe alguma aréa em que posso trabalhar, na linha de produção, de exploração, de perfuração, de transporte do petróleo, no armazenamento, enfim, em aréas que caibam a um engenheiro desde já agradeço pois essa é uma grande dúvida minha e qualquer resposta sobre o assunto irá refletir positivamente para que eu faça algumas escolhas referente a cursos. Obrigado!

  17. Boa tarde! Meu grande sonho é trabalhar embarcado, mas não tenho nenhum curso da área e nem tenho experiêcia na mesma. A mídia de uma maneira geral diz que falta mão de obra qualificada e que está transbordando de empregos na área, porém conheço vários casos de gente que fez os cursos necessários e meses, anos depois não foi chamado nem pra uma entrevista! Alguns dizem que é só deixar currículo e a empresa chama e a própria empresa banca os cursos que o candidato tem que fazer para ocupar o cargo( normalmente

  18. …normalmente para vaga de homem de área, mas também conheço casos em que realmente isso aconteceu mas a pessoa tinha um parente dentro que deu “aquela força” e o cara entrou sem saber absolutamente NADA a empresa contratou assim mesmo e pagou todos os cursos. Conheço algumas pessoas que trabalham na área, uma me disse que eu tinha que ter o curso de salvatagem, outra disse que nâo precisava a empresa bancava.O que devo fazer? Diante de tantas informações disconexas vejo meu sonho ficar cada vez mais distante. Não sei o que fazer nem por onde começar ou em quem acreditar, cada um diz uma coisa! Sinceramente estou perdendo a esperançade um dia realizar este sonho

  19. Por favor me ajudem a realizar esse sonho, estou dezesperado é sério. Tenho 30 anos sou casado, pago aluguel e estou desempregado. Boa tarde a todos e um forte abraço!

  20. Oi meu nome é Ierri Qenate, sou bacharel em ciências contábeis, quero um emprego deste nível, rsrs, também me encontro na situação de alguns colegas acimas. Ierrykenate@hotmail.com, este e o meu contato.

  21. sergio p. Carvalho

    Boa tarde,
    Meu nome é Sérgio P Carvalho, tenho 34 anos, moro em Magé/RJ e desejo trabalhar embarcado. Tenho curso de solda TIG e Salvatagem, níveo Médio ´Completo. Quem souber alguma dica de emprego para ajudante, soldador TIG ou outro cargo que possa ocupar favor me comunicar: serginhopcf@hotmail.com.

  22. Sou técnico em Segurança do trabalho com 2 anos de experiencia na construção civil, caso saibam de alguma oportunidade comunicar:
    thiagofelix@me.com

  23. Fabiana Oliveira de araujo

    Sou enfermeira e quero muito trabalhar embarcada. Já iniciei minha pós graduação em enfermagem do trabalho e estarei realizando em breve o curso salvatagem.
    Como faço para enviar curriculo?
    Obrigada!

  24. Fabio Tavares

    Quero trabalhar embarcado. Sou formado em Adm. e gostaria muito de ficar embarcado. Me ajudem.
    Meu mail:> fabio.tavares26@hotmail.com

  25. Victor Shvartz

    gostaria de trabalhar embarcado. Sou técnico em informática e petróleo e gás.

  26. ola meu meu nome e Antonio Sampaio eu estava trabalhando em uma unidade da Petrobras (6) na função de caldeireiro mas tenho os cursos de Cbsp-Huet -Movimentação de gargas E-confinado e Plataformista estou terminando um curso de manutenção mecanica em maquinas industrial pelo Pronatec / Senai queria uma oportunidade para trabalhar embarcado estou desempregado na função de auxiliar de plataforma ou homem de areia obrigado pela atenção meu e-mail antoniosscristo@hotmail.com

  27. Gostaria de trabalhar embarcada.
    Sou Técnica em Segurança do Trabalho (5 anos experiência), Graduada em Administração com enfase em qualidade ISO 9001. Tenho os cursos Huet e Salvatagem. Como faço para encaminhar meu currículo? Segue meu e-mail tendo uma oportunidade -erikafavaro2003@yahoo.com.br

  28. Sou Técnico em Segurança no trabalho com 1 ano de estágio no Terminal da Petrobrás e 3 anos e meio de experiencia em Porto Seco . Gostaria de trabalhar embarcado em breve 10/2012 vou realizar o curso de salvatagem, aguardo uma oportunidade – email: fsbarella@bol.com.br

  29. Roger Henrique

    Roger Henrique
    Sou Técnico em Pintura Industrial, trabalho embarcado na empresa Catherine em Vitória ES a 9 meses com Taifeiro, mas quero mudar para Pintura Industrial no qual já tenho todos os curços Huet, Salvatagem,Taifeiro e Pintor Industrial , o qual estou querendo exercer, de preferencia no Estado do Rio de Janeiro

  30. Diego do prado souza

    Pow muito bom essas informaçoes eu tenho curso de cbsp e heut me ajudem por favor quero muito embarca me ajudem

  31. joselma barbosa

    Gostaria de trabalhar embarcado, como eu faço? Sou técnica de enfermagem! obrigada.

  32. Carlos Domingos

    CARLOS DOMINGOS
    Quero trabalhar embarcado. Sou formado em Enfermagem. e gostaria muito de ficar embarcado. Me ajudem.

    carlosdomingos1@yahoo.com.br

  33. vc estubo en rio fui allebar barco c -admiral tengo licencia de banuatu

  34. Sou eletricista já a vários anos, e, para melhorar meus conhecimentos e aumentar minhas chances no mercado, fui estudar e fiz o curso de eletrotécnico, terminei e já estou com meu crea. Quais as chances que tenho de ingressa na carreira e trabalhar embarcado? Desde já obrigado.

  35. Não tenho nenhuma especialização é meu sonho trabalhar na aréa de offshore como eu faço.por favor me ajuda…………….

  36. alcimar velozo rocha

    eu tenho um sonho, de trabalha embarcado.sou mecânico profissonal ,
    tenho curso da mercedes e volks motores eletrònico e mecânico
    alcimarv@gmail.com

  37. cristiano paulino

    vou fazer o curso de soldaDOR DE ESTRUTURA PELO PROMIP TENHO CHANCE DE TRABALHO ENBARCADO COM OS CURSOS DE SOLDADOR,ENPILHADEIRA ,ALSILIARDEPLATAFORMA STALADOR DE DRIWLL

  38. Ola meu nome e Geraldo tenhu cursos de plataformista , salvatagem , solda tig cursando , heut, primeiros socorros, e mais algumas coisas oq faço pra condeguir niguem me chamam ja mandeu mil imails pra todos que me amostraram mas a maioria esta dando erro nao sei o motivo alguem ai pode me ajulda ?
    moro aquie no rio em bonsucesso ….
    meu imail > geraldocardosodasilva@gmail.com

  39. Adriana Santos Magalhaes

    Gostaria que me indicassem um curso preparatório para embarcar.Tenho carteira de MAC e curso de técnico de segurança do trabalho em andamento,isso ajuda a embarcar?meu e-mail é:Adrianassantosmagalhaes@gmal.com. Obrigada!

  40. marcel lima gomes

    boa noite gostaria muito de trabalhar embarcado

  41. Conforme o comentário do colega Valdo, eu também tenho vontade de trabalhar na navegação. Mas tenho o mesmo problema perante as escalas e do mesmo jeito, ainda estou optando pelas plataformas, apesar de gostar mais dos navios.Pelo menos se a amioria passar a adotar escala 1 por 1 não penso duas vezes. Por exemplo, nos navios da Transpetro mesmo ainda se trabalha com essas escalas. Somente a dos rebocadores PSV’s/AHTS é que são 1 por 1:

    15. Qual o regime de trabalho?
    Pode ser administrativo ou de turno ininterrupto, de revezamento, de acordo com o cargo. O empregado da Transpetro trabalha regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

    Para os empregados de quadro de mar, o regime de embarque X repouso, em dias, nos navios da Transpetro pode ser:
    – 120 X 60 (viagens de longo curso),
    – 90 X 45 (petroleiros e gaseiros),
    – 60 X 30 (petroleiros classe DP e oleeiros), e
    – 35 X 35 (Rebocador AHTS Tangará, FPSO Avaré e NT Cisterna).”

    Se todos os outros passarem a 35 X 35, nem penso na plataforma.

  42. pow mto massa…..mas e o q eu quero,,,,mto,mto,mto…ja tenho todos os cursos…salvatagens,huet,emcia,guindaste sparrows,plataformista..ja mandei um monte de curriculo,mas ate agora nada ainda,mas estou otimista ainda,estava trabalhando como cegonheiro,mas tbm ja sair pra conseguir trabalho embarcado,tem algo que eu possa fazer…pra conseguir?obgado

  43. Alex Costa Ambrosi

    Eu tenho algumas dúvidas quanto ao trabalho embarcado. Pretendo prestar concursos para a Petrobrás. Por isso, queria saber se o técnico de operação embarca também? No guia de profissões que o amigo Manoel Lucas apresentou acima, por sinal muito boa dica, qual a diferença entre o técnico de operação e o operador de plataforma? Para se embarcar, qual a melhor opção de escolha de vaga? Eu sei que Macaé é a primeira. Mas, qual são as outras? Ouço falar em trabalhos de plataforma que aõ 15 x 15, 14x 14, 14 x 21. Isso varia como?De função para função, se é terceirizado ou funcionário da Petrobrás, de plataforma para plataforma? Como é isso?

    Abraço a todos

  44. Luiz Henrique

    Gostaria de trabalhar embarcado, pois já possuo experiência de embarque nos navios da Marinha do Brasil.

    • olá rapazes,estou fazendo curso de plataforma offshore,c alguém querer me dar uma chance estou ai…um abraço

  45. romulo ferreira

    sou engenheiro de petroleo e gas e como eu faço para trablhar embarcado!!

  46. Daniel Maia Reges

    Sou soldador proveniente das indústrias automotivas no estado do Paraná como Volkswagen e Renault, com curso de solda e estudando Inglês; recebi a informação que é necessário o curso de HUET e CBPS para pelo menos ter uma chance de ser chamado para uma entrevista em alguma empresa do setor petrolífero; alguém poderia me dar mais informações em como trabalhar embarcado?
    Ficarei muito grato.

  47. ALEXANDRE RODRIGUES SEPULVEDA

    bom dia meu nome e ALEXNDRE eu preciso de um emprego de pintor edustrial ja tenho curso de huet e cbsp

  48. alexandre de catro luiz

    gostaria muito trabalhar embarcado tenho como industrial ja tenho curso de pintor industrial prominp senai meu email x.andelucas39@hotmail.com c

  49. adoto essa profissão, vou começar o curso de salvatagem, sou tec. de enfermagem. Consigo emprego rapido? lu051@hotmail.com
    obrigada!!

  50. claudio roberto paula da costa

    gostei sou operador de produçao numa petroquimica adrei isso tenta trabalha ok e-mail claudiopcosta@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s