Enxurrada de vagas na Indústria Naval

Um dos principais polos da indústria naval brasileira, o Estado do Rio se prepara para uma nova expansão do setor. De acordo com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, nos próximos dois anos, serão geradas 10.300 vagas em cinco estaleiros na capital, na Região Metropolitana e em cidades do interior.

O Secretário da Pasta, Julio Bueno, destaca que o pré-sal será o grande criador de novas vagas no setor e que muitas embarcações precisarão ser construídas para atender à demanda.

— Estamos falando de mais de R$ 1,2 bilhão de investimento em estaleiros novos, em fase de construção ou renovação das instalações. Com o pré-sal, aumentará a necessidade de navios e de mão de obra para construí-los.

De acordo com Bueno, para a área em expansão, as principais funções serão engenheiro naval, técnico naval, mecânico, eletricista, instrumentista, técnico de tubulação, pintor, soldador, riscador, montador de andaime e alpinista industrial. Já no setor náutico, a maioria das oportunidades deve ser para laminador de fibra, carpinteiro, marceneiro, mecânico, pintor, eletricista e engenheiro naval.

Com o momento positivo do setor, o secretário afirma que é preciso investir em qualificação para não perder as oportunidades. Segundo ele, o primeiro estaleiro a iniciar o processo de contratações é o Aliança, em Niterói, que vai construir uma nova unidade em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, com previsão de inauguração para maio:

— Ninguém está mais preparado do que o Rio. A nossa é a indústria naval mais tradicional do Brasil, mas vamos precisar de mais mão de obra qualificada do que temos atualmente para preencher essas vagas. Essa é a hora de procurar cursos e se preparar.

De acordo com a previsão da secretaria, além do Estaleiro Aliança, o Alusa/Galvão, em Campos dos Goytacazes, o Inhaúma, no Porto do Rio, o Beneteau, em Santa Cruz, e o Intermarine, em Angra dos Reis, terão vagas.

Oportunidades

A previsão do governo estadual é que o estaleiro Aliança abra 1.500 vagas; o Alusa/Galvão, três mil; o Inhaúma, cinco mil; o Beneteau, 600; e o Intermarine, que seria responsável pela montagem de peças para os navios, 200 chances.

Candidatura

Com vagas abertas para diversas funções como encanador, soldador, montador de estruturas navais, pintor, maçariqueiro, o Estaleiro Aliança está recebendo currículos. A maioria dos profissionais deve atuar no novo estaleiro, em São Gonçalo. A expectativa é que sejam construídas 120 embarcações. Os interessados devem mandar e-mail para estaleiroalianca@estaleiroalianca.com.br.

Com as informações – Extra

Por Rodrigo Cintra

About these ads

60 Respostas para “Enxurrada de vagas na Indústria Naval

  1. HUGO HENRIQUE REZENDE

    Bom dia, gostei do que estava no site,tenho experiencia nos processos,gmaw ,fcaw,smaw, gtaw.sempre trabalhei na areá da Petrobras,gostaria de conhecer novas áreas.tenho cursos de letura e interpretação de desenho,analises dos processos de soldagem e ações corretivas ;pela ACC INSPEÇÕES TÉCNICAS. E SIMBOLOGIA SOLDAGEM;
    moro na região belo horizonte.

    grat;

  2. Sou montador de andaimes venho a este site por meio desta a respeito de uma de montador de andaimes. Tenho sete anos na furção experiencia na carteira certificado de montagens e desmontagens de andaimes – tmoacyrtelesdossantos@gmail.com

  3. Vitor Gonçalvez

    Esse navio ai na foto é ddo PETROLEO VENEZUELANO, feito no eisa, mas infelizmente o navio encontra-se no cais, jogado com outro navio da frota entregue aos peixes que mariscam no fundo dos mesmo, uma pena uma ganancia de pegar 10 navios para fazer ter feito apenas um i não ter entregue nem o unico que fez, infelizmente tenho um pouco da minha mão de obra nesse navio ( EI- 494 PDVSA ) Ei = Eisa ! Lamentavel o abandono do Engenheiro MaNoel Ribeiro das instalações EISa, pois o Estaleiro ta uma ZONA, tenho pena de amigos que trabalham no mesmo…

  4. O Eisa está falindo tão mandando todo mundo embora acabou o turno da noite mandou todos os praticantes oficial montador e outros!!!!!

    • trabalei no eisa ainda bem que me mandarao embora na hora h porque eles tem mania de mandar na justa causa , o estaleiro tem otimas estalacoes mas pena que esta jogado para as baratas ,ainda vou jogalos na justica

    • ola gostaria de informa ao sr.vitor que este mnavio pdvsa,esta sendo reconstruindo dinovo e em breve esta no mar.o eisa esta passando por dificuldade sim, mais todos os estaleiros também estão,mais graças a deus estamos lutando para não deichar ele fechar,pois o eisa e o maior estaleiro do rio pois da emprego mais de 3000 funcionarios uma abraço tadeu

  5. Olá é realmente as noticias são muito boas,muitas vagas corremos em busca de qualificação e,um grande problema todas as empresas exigem larga experiência,deixando muito profissional a ver navios literalmente e enriquecendo os donos de cursos inclusive o senai.Socorro é o que pede os novos profissionais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s