Concurso para Guarda Portuário deve ser prorrogado até 2014

Um dos nossos leitores levantou uma bola muito interessante. Mencionou num comentário a respeito do último concurso para Guarda Portuário. O cargo, de nível federal,  tem salário-base de R$ 1.533,75 mais benefícios e o ocupante tem atribuições relativas à segurança interna dos portos.

O Concurso

De acordo com a Seport, Diretoria da Companhia Docas do Estado do Rio de Janeiro que cuida dos concursos e admissões na esfera portuária,  o concurso do qual o nosso leitor falou ocorreu em maio de 2010 e tem validade até maio de 2012. O caráter da seleção era o de preenchimento do cadastro de reservas, mesmo assim, a Seport chamou oito dos aprovados.

A Reclamação

Infelizmente, é comum entre os concurseiros de plantão manifestações pela convocação de aprovados em concursos para preenchimento de cadastro de reservas. No entanto, sabemos que existe prerrogativa legal para que os órgãos responsáveis pelos editais chamem o número de aprovados tais quanto forem necessários – se forem.

Sabemos também – enfim – que promover uma seleção pública arrecada muito dinheiro dos candidatos por conta do pagamento das inscrições.

O que aconteceu, eu não sei. No entanto, vale o que está escrito. A Docas não é obrigada a chamar ninguém.

O défcit

Algo que já ouvi algumas vezes é que existe um défcit de quase 400 Guardas Portuários no Porto do Rio de Janeiro. Dizem que a coisa está tão feia, que existem cancelas desguarnecidas na zona portuária.

No entanto, é o que dizem. Mas vocês bem sabem que o que não se faz aqui no Portal Marítimo é achismo. Fomos atrás da informação e ligamos para a CDRJ, que nada nos informou sobre o assunto e não nos atendeu em ligações posteriores.

Expectativas

De acordo com a Seport, a expectativa é de que mais aprovados sejam chamados para o concurso atual, que deve ser prorrogado por mais dois anos. Ou seja, é provável que muito mais gente seja chamada. 

Procuramos a AGPERJ, Associação dos Guardas Portuarios do Estado do Rio de Janeiro, para saber em que pé está a coisa e qual o posicionamento da classe em relação à situação do concurso, mas encontramos apenas um blog intitulado “Polícia Portuária Federal”, com notícias relacionadas.

Contatos

Quero deixar claro aqui que o nosso interesse é chegar à verdade dos fatos e não criar nenhum tipo de polêmica. Queremos contribuir com o debate sadio e produtivo. Sendo assim, peço a quem tiver interesse ou informações a respeito, que comente, contate, fale conosco. Esta matéria houve por conta de um comentário.

Um forte abraço!

Por Marcus Lotfi

About these ads

102 Respostas para “Concurso para Guarda Portuário deve ser prorrogado até 2014

  1. Mauricio marins da Silva

    Pessoal,fiquem tranquilos quando terminarem as obras do porto maravilha, ai sim vão nos chamar.Pra terminar o infeite(cereja)do bolo…

  2. jorge guerreiro

    Olá o meu nome é jorge guerreiro gostava de saber se posso concorrer a este curso tenho 39 anos

    • Jorge não é curso. Foi um concurso realizado em 2010 que houve a procura de mais de 11.000 candidatos devido a declaração do responsável pela CDRJ na época, Major Hugo, afirmando que de início chamariam 69 guardas portuários, e destes, no mínimo 18 mulheres. Ele perdeu o cargo na semana seguinte a publicação destas informações na folha dirigida.

  3. fiquei sabendo que vão convocar 1.500,aprovados do último concurso da guarda portuária do estado do rio de janeiro

    • Nossa Jorge Luiz, diante de tanta tragédia, vc me fez rir um pouco. Ou vc está brincando, ou tem muita fé. Abraço.

    • kkkkkk… so rindo mesmo dessa eu nao sabia… eu tambem participei deste concurso e passei. mas ate agora nada.. abraço …

      • Rapaziada informei várias vezes que a chance de vocês entrarem era através de ação judicial, porém foram poucos que ingressaram e esses poucos com certeza obterão sucesso. Dei a dica do motivo pelo qual vocês obteriam sucesso na demanda judicial e informei tudo lá no site da AGPERJ. Fizemos nossa parte, ingressamos na justiça, denunciamos no TCU e no MP sobre a terceirização e estamos obtendo sucesso também, mas para vocês entrarem precisaria de ação judicial individual ou coletiva como parte interessada os concursados. Mas…… ainda dá tempo, pois um mandado de segurança tem como prazo 120 dias após o conhecimento do fato. Lembrando: o que fará vocês obterem sucesso na demanda judicial não é o concurso em si (expectativa de direito) e sim o fato de a empresa terceirizar funções cujo concurso ainda estavam em vigor. Para maiores explicações me procurem. Um abraço.

        • ola amigo, estou em 50 e não fui chamado mas gostaria de entrar na justiça para obter sucesso . como devo proceder, por favor me ajude !!!

        • MARCO MIRANDA

          gostaria de saber do senhor se ainda da tempo de entrar com uma acao para garantir a minha convocaçao

    • Ficou sabendo através de quem?

  4. Alexandre Leal

    Sinceramente não deixo de acreditar no que o jorge luiz escreveu, porque é grande o deficit e o concurso sendo prorrogado, 1000 aprovados do ultimo concurso poderão sim ser convocados. Vamos ter fé.

  5. Daniel Simoes

    Estou ansioso por esta vaga passei no concurso e tenho fé que Deus irá me conseder esta oportunidade.

  6. A maioria dos concurso publicos ,são para enche os cofre publicos ,nós passamos mais não somos convocados só e chamado a queleque paga o gabarito ou filho,ou parente do grandão que promove,esempro eu fiz 84 pontos na policia federal mais não voce chamado por,que os queu,errei a nula uma certa.já e pragene não passa,sopassa ,a queleque compra o gabarito os concurso a gora e tudo fraude.

  7. É meus amigos o nosso sonho já era, esse concurso foi só para arrecadar dinheiro, a verdade é essa.

  8. Quais foram as materia que caiu na prova?

  9. 2000 Gports, eu apoio! Pela moralidade da CDRJ, Por uma Guarda Portuária respeitada e reconhecida como fundamental para segurança nacional.
    O que mais me surpreende é que passando pela área portuária no RJ como dizem, “secundária” tem gente pra tudo que é lado. Quando se trata de concursados od diretores e até mesmo concursados falam em números terrivelmente baixos. Sabe porquê? Terceirizando a cada metro quadrado vai ter um terceirizado pois para a folha de pagamento ele constará com o valor de um concursado mas seu salário não chegará a 2 salários mínimos. O restante obviamente irá para o bolso daqueles que não desejam a convocação de concursados. Outra coisa. Com efetivo baixo as mutretas que ocorrem podem passar com mais facilidade. Fora as negociatas tentando desmerecer o que é público a fim de deixar ao encargo da iniciativa privada. Senhores e Senhoras que são hoje da Guarda Portuária perpetuem esta instituição se vós realmente amam o que fazem, fazendo que os concursados que lutam somente para somarem ao vosso lado. Caso o vosso interesse seja meramente financeiro, o mal certemente vencerá. (O MAL SÓ PREVALECE QUANDO OS BONS SE CALAM)

  10. Existe alguma forma jurídica, que faça a CDRJ chamar os concursados, já que tem muitos serviços terceirizados.

  11. Olá pessoal! Me chamo leonardo e minha classificação foi 671. É lógico que gostaria de ser convocado, mas será que houve alguma seriedade neste concurso? Será que ainda posso nutrir esperanças quanto a isso?

  12. Acabei de ler no site da docas, de que foi decidido pela não prorrogação do edital 001\2010. É gente, o sonho acabou! Só estou triste com a falta de respeito deles e com demonstração de malandragem, pois se abrissem um concurso para somente 8 vagas, sabiam que não iriam arrecadar tanto quanto ganharam. Brincam conosco pois sabem que nem a lei está a nosso favor!

    • eu tambem li amigo… é muito triste mesmo …mao de obra tem de montão. seria interessante eles da uma olhadinha e ve que tem muitos chefes de familia,aprovados aguardadndo a oportunidade. muitos estão desempregados assim como eu. Deus é fiel amigo. quem sabe um milagre..

  13. O SALMISTA DAVI DISSE: “FUI MOÇO E HOJE SOU VELHO , E NUNCA VI UM JUSTO SER DESAMPARADO, NEM SUA DESCENDÊNCIA A MENDIGAR O PÃO.” DEUS ABENÇOE A TODOS QUE PASSARAM NESSE CONCURSO, LEVANTA A CABEÇA, NÃO DESISTA, DEUS É COM AGENTE. UM ABRAÇO!!!!

  14. devair r santos

    esse concurso, foi mas uma mentira e mas uma covardia.

  15. worley ponciano

    valeu,docas rj covardes !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Carlos Roberto de Souza

    Eu fui da Guarda Portuaria e sei o que ocorre la ja na minha epoca era so mentira tirania dos chefes e rondantes corruptos e ja faltava gente

    varios postos ficavam sen guarda se alguma coisa sumia colocavan a culpa no guarda que estivesse proximo ou o que nao compactuava com as ideias de inpetores altairzados. entenderan ou ?

  17. DAVID ALVES DE ARAÚJO

    Boa noite eu sou um dos aprovados no concurso de guarda portuário de 2010,e as docas decidiram a não prorrogação do concurso, como pode isto é legal as DOCAS pode fazer isso com nós concursados me deem informações certas ou sera que eu vou ter que entrar na justiça para tentar garantir o meu direito de aprovado obrigado me respondam por favor.

  18. trabalho em uma transportadora e preciso do serviço da guarda anualmente , e uma vergonha!!!
    falta de compromisso,falta de vergonha,falta de comprometimento e o principal tremendos mercenários adoram um carreteiro, afinal seus salários não e o suficiente, precisam de ajudinhas.

    e uma vergonha!!!!

    • amigo calma está dando muito tumulto lá agente tem que ter fé eles estão muito nervosos a doca ainda tem direito 1 ano mesmo se ja fez 2 anos eu me informei na AOB

  19. MARCO MIRANDA

    MARCO MIRANDA 23/09/2012 AS 19:45 E AMIGOS TAMBEM PASSEI NESSE CONCURSO MAS SERA QUE TEREMOS QUE ENTRAR NA JUSTIÇA PRA GARANTIR O QUE E NOSSO DE DIREITO QUEM TIVER INFORMAÇOES ENTRE EM CONTATO MARCO.ACPM@YAHOO.COM.BR

  20. sera que eles vão chmar todos os aprovados…

  21. A MELHOR OPÇÃO É RESOLVE NA JUSTIÇA ENTREGA TUDO NAS MÃOS DE DEUS,E CONTINUA LUTANDO,POIS Á JUSTIÇA VEM DE DEUS.UM ABRAÇO A TODOS APROVADOS,NA FÉ..

  22. Acho que deveria ter mais transparência nesse concurso, pois envolveu sonho de muita gente, sem contar a fortuna arrecadada em dinheiro, alguns encheram o bolso com muita grana e não chamaram quase ninguém, essa pouca vergonha pode até ter apoio legal, pois infelizmente está previsto em lei, porém onde está os principios da adm pública, nem tudo que é legal, é moral e moralidade nisso amigos concursados, está longe, estou me sentindo um babaca, perdi tempo e dinheiro simplesmente concurso com cadastro reserva, é ouro de tolo.

  23. MERECEMOS SER CHAMADOS, O QUE FALTA PARA QUE ISTO ACONTEÇA?

  24. Uma vergonha de concurso. Estou revoltado. DOCAS de Lixo! CORRUPÇÃO. ISSO É BRASIL, INFELIZMENTE! CONCURSO P/ CADASTRO DE RESERVA E CHAMAM SÓ 8 ? APOSTO QUE É TUDO PEIXE DAS DOCAS.

  25. Eduardo Dias Joaquim

    Esta na hora de fazer valer os nossos direitos.Tá na hora de fazer barulho,já que o amigo Cristiano pesquisou na OAB e temos ainda um ano para corrermos atrás,mesmo com o prazo de dois anos já vencido.Temos que ir pra rua.Não vamos desistir dos nossos sonhos.
    eduardo.auto@yahoo.com.br

  26. se voce aredita em deus como eu tenha fe e tudo vai dar certo

  27. francisco j.araujo

    TO dentro da manifestação publica vamos pra RUA GENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. francisco j.araujo

    retificando meu comentário: TO dentro de uma manifestação pasica dentro dos nossos direitos.

  29. Paulo César santos Soares.

    Boa noite pessoal também passei neste concurso será que temos laguna chance de ser chamado devido o efetivo ser muito pequeno com tanto eventos importantes para acontecer copa do mundo olimpíadas e vigiar as fronteiras pois está muito vuneravel entra tudo com muita facilidade vamos ver se nossa presidente olhe um pouco mas e vamos nos unir pois e nosso pais e nosso direito fizemos um concurso e nosso direito

  30. deckrj@hotmail.com

    alguem sabe qual o valor total do salario do guarda portuario, somando tudo??

  31. bom ! temos que acredita em Deus e tudo vai da certo.

  32. Passei no concurso e nunca fui chamado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s