Cruzeiros devem trazer 40 mil turistas a Salvador

Ligação da Cidade Alta com a Cidade Baixa, o Elevador Lacerda foi criado pelo engenheiro baiano Antônio de Lacerda ( 1837-1885 ) e teve o ínico das obras em 1873 e final em 1896. Dele, avista-se o  Mercado Modelo ao fundo, construído em 1861, para funcionar como terceira alfândega da cidade, é um conjunto de restaurantes de comídas típicas e lojas de artesanato da região. Salvador (BA). Foto: Jota Freitas

Somente no próximo mês, a expectativa é que 40 mil turistas cheguem pelo porto a Salvador, em 13 navios vindos de outros estados e do exterior. Ao todo, segundo estimativas da Secretaria de Turismo no estado, o número de turistas deverá chegar a 155 mil na temporada que vai até  após o Carnaval, 5% a mais do que na temporada 2015/2016.

De acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), empresa pública federal que administra o porto de Salvador, 58 navios de cruzeiro devem fazer parada na capital até o fim da temporada.

Por causa do aumento do fluxo de turistas na capital, um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar nos principais roteiros e locais de visitação turística,  desde a presença ostensiva em áreas do centro da cidade, como nas imediações do Porto de Salvador. Policiais bilíngües e com treinamento receptivo ao turista foram disponibilizados nos locais de maior aglomeração, orientando não só os visitantes, mas também baianos que circulam por esses locais.

Ontem à tarde, com a chegada do transatlântico MSC Orchestra, com 3.173 passageiros, ao Porto de Salvador , vindo de Recife, o reforço do policiamento foi testado antes e durante a estadia dos turistas, que embarcaram de volta por volta das 18 horas. Segundo informou a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, as ações são voltadas à prevenção e reforço da segurança, com policiais bilíngues do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur) atuando na área do porto e  com o apoio do Esquadrão de Polícia Montada.

Aeroporto

Batizada de Operação Porto Seguro, a PM montará uma base móvel nas imediações do Porto de Salvador e com os destacamentos de Motociclistas Águia da Corporação e  Esquadrão da Polícia Montada, fará a escolta de veículos que se dirijam em passeios para pontos turísticos, como a Lagoa do Abaeté, Pelourinho e Farol da Barra. Pelourinho e Lagoa do Abaeté. Os policiais ainda farão rondas e abordagens na Praça da Inglaterra, Terminal da França e Avenida Contorno.

A chegada por via área de turistas a Salvador também ganha reforço no policiamento. Segundo o que informou a Polícia Militar, as ações de  proteção ao turista, visando a garantir maior segurança  serão realizadas durante todo o período da alta estação em Salvador, compreendendo também o receptivo no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, principalmente no período do Carnaval. 

Segundo a PM, o Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur) da PM desenvolve diuturnamente ações de policiamento ostensivo 24 horas por dia e duplas de policiais militares da operação Corredor Trafego de Salvador (CTS), que atuam nos pontos de ônibus e nas imediações de embarque e desembarque dos passageiros. A unidade conta também com posto da PM, localizado no saguão do aeroporto, com PMs bilíngues que orientam baianos e turistas no local.

Outras regiões importantes como a Praça Deodoro da Fonseca, o Elevador Lacerda, Mercado Modelo e o Museu de Arte Moderna (MAM) recebem o reforço constate da Operação Corredores de Tráfego de Salvador (CTS), com abordagens preventivas em pontos de ônibus e veículos em geral. Estão previstas ainda 13 atracações no mês de dezembro, 15 em janeiro, 12 em fevereiro e 12 em março. 

Até 16 de maio do próximo ano, quando se encerra a temporada de cruzeiros marítimos pela costa brasileira, 57 transatlânticos deverão atracar no Porto de Salvador com turistas nacionais e estrangeiros.  Os dias com maior movimento serão  03, 15 e 26 de dezembro. No próximo dia 03, três navios devem trazer  8,5 mil passageiros. Já no dia 15, mais dois navios deverão desembarcar 5,2 mil turistas. No dia 26 serão mais quatro navios com mais de 11 mil passageiros.

Fonte: Tribuna da Bahia

Por Redação

Comente! Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s