Paranaguá bate record em carregamento de açúcar

foto-de-ivan-bueno

O Porto de Paranaguá bateu o recorde de embarque de açúcar no berço 204, operado pela Pasa, em um único navio. Foram carregadas 54,5 mil toneladas no navio de bandeira grega Union Mariner, que tem como destino o porto de Cingapura. O volume é 6% superior ao patamar carregado com açúcar anteriormente no berço.

O carregamento também bateu um recorde de produtividade do berço ao embarcar 40 mil toneladas do produto em um intervalo de 24 horas, operando a mais de 1,5 mil toneladas por hora. No total, o navio demorou 35 horas para ser carregado.

Além disso, o Union Mariner é o maior navio que já atracou no berço 204 para embarcar açúcar, com 229 metros. Para se ter uma ideia, a última vez que esta embarcação passou por Paranaguá carregou grãos de soja no Corredor de Exportação, em um tipo de operação em que os volumes movimentados são maiores do que no carregamento de açúcar.

A operação, com este volume e nesta velocidade, só é viável atualmente por causa do pacote de investimentos realizados no Porto de Paranaguá visando ganhos em eficiência. “Só conseguimos isso por conta da reforma do cais e das dragagens de manutenção, que dão segurança para que navios cada vez maiores atraquem em Paranaguá”, afirma o Diretor-Presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Foram investidos R$ 156,9 milhões na última campanha de dragagem de manutenção e a reforma do cais e dos seus berços foi realizada com um aporte de R$ 90 milhões.

CRESCIMENTO – Neste ano, o Porto de Paranaguá registra um crescimento na movimentação de açúcar. São 15% de aumento em relação ao ano passado. De janeiro a outubro deste ano, foram exportados 3,56 milhões de toneladas, 475 mil toneladas a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 3,09 milhões de toneladas.

O Porto de Paranaguá é o segundo no Brasil no ranking de movimentação de açúcar, com média de 4,5 milhões de toneladas embarcadas por ano.

Fonte: APPA

Por Redação

Uma resposta para “Paranaguá bate record em carregamento de açúcar

  1. Boa tarde! sou seguidor deste Portal e gostaria que a redação fizessem uma materia sobre nosso setor naval aquaviario de nosso estado principalmente da construção naval que está se arrastando e eo desemprego em alta no nosso setor, mas que fizessem in company e não instituições…

    Enviado por Samsung Mobile

    Curtir

Comente! Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s