Maersk dá mais um passo determinante na compra da Hamburg Süd

hsud-maersk

A Maersk Line e o Grupo Oetker chegaram a um acordo para a efetivação da compra da Hamburg Süd pela Maersk. A operação ainda está sujeita a aprovação de diversos órgãos regulatórios e detalhes finais de negociação entre as empresas.

A Hamburg Süd é a sétima maior empresa de navegação especializada no transporte de contêineres no mundo e é a líder mundial na movimentações de cargas do hemisfério norte para o hemisfério sul. A empresa opera 130 navios conteineros com uma capacidade total de 625ooo TEUs. Ela possui hoje 5960 empregados em mais de 250 escritórios espalhados pelo mundo e opera através da Hamburg Süd propriamente, da CCNI (empresa chilena) e da brasileira Aliança Navegação e Logística. Em 2015 a Hamburg Süd teve um trunover de US$ 6,73 milhões,dos quais US# 6,26 milhões vieram de suas atividades de transporte de contêineres.

“Hoje é um novo marco na história da Maersk Line. Estou muito feliz por termos chegado a um acordo com o Grupo Oetker para comprar a Hamburg Süd. A empresa é muito bem gerida e altamente respeitada, possui colaboradores dedicados e uma carteira de clientes bem fidelizada. A Hamburg Süd complementa a Maersk Line e juntos podemos oferecer o melhor aos nosso clientes”, declarou Søren Skou, CEO da Maersk Line e do Grupo Maersk.

“Estamos orgulhosos por juntarmo-nos a o líder global do mercado. Agora temos acesso a uma rede de contatos superior e continuaremos a tocar a marca Hamburg Süd e seu modelo de negócios oferecendo soluções personalizadas de acordo com as necessidades de nossos clientes. Juntando forças as duas empresas vão fortalecer seu portfólio de produtos oferecidos ao Mercado e poderão oferecer um custo atrativo,onde nossos clientes serão beneficiados”, declarou o Dr. Ottmar Gast, Presidente do Grupo Hamburg Süd.

No último dia 22 de setembro a Maersk Line havia anunciado que poderia aumentar sua fatia de mercado tanto organicamente como através de aquisições.

“A compra da Hamburg Süd está alinhada com nossa estratégia de crescimento e vai aumentar os volumes da Maersk Line e da APM Terminals”, declarou Søren Skou.

A Hamburg Süd e a Aliança continuarão a ser marcas separadas e atenderão seus clientes através de seus escritórios locais.

“A Hamburg Süd e a Aliança possuem um relacionamento muito bom com seus clientes, tanto a nível de relacionamento como a nível de valores, e queremos preservar isto. Os clientes de hoje são os mesmos clientes de amanhã”, declarou Søren Skou.

Com a combinação das operações das duas empresas, os clientes da Hamburg Süd e da Maersk Line terão acesso a um serviço dedicado porta a porta onde a Hamburg Süd desempenhará papael fundamental nas linhas Norte – Sul e a Maersk Line nas linhas globais, que terão maior flexibilidade diante do novo cenário. Além disso, a Maersk Line agora poderá desenvolver novos produtos acessando portos mais específicos e permitindo um tempo menor de cargas em trânsito.

A compra ainda está sujeita a diversos ajustes e aprovações internas em ambas as empresas, bem como aprovação por órgãos regulatórios oficiais nos países em que as empresas operam, dos quais se destacam China, Coréia do Sul, Austrália, Brasil, Estados Unidos e União Européia e a Maersk deve desenvolver um trabalho próximo às autoridades para que isso ocorra o quanto antes, sendo que os planos da empresa são de concluir isso no máximo até o final de 2017.

Após a efetivação da operação, fica criado um gigante com 741 navios conteineros e uma capacidade de transporte de quase 4 milhões de TEUs, mordendo 19% do mercado global.  

Por Rodrigo Cintra

Comente! Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s